• Brasil Fernandes Advogados

Capital de Giro e sua Importância Durante uma Crise

Consulta realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a pandemia da Covid-19 causou uma queda na demanda por produtos e serviços para 79% das empresas brasileiras, sendo que 53% delas relatam queda intensa.

Na construção civil 1.3 milhões de empresas foram afetadas. 

No setor de alimentação fora do lar 1.5 milhões. 

Na moda e varejo tradicional 2.5 milhões.

Muitas dessas empresas contam com reservas ou capital de giro que possibilitará a permanência das mesmas no mercado, mesmo durante a crise.


O capital de giro corresponde aos recursos aplicados ao ativo circulante, que são constantemente transformados no ciclo operacional. De modo simplista, podemos dizer que são os recursos necessários para adquirir os insumos ou utilizado para pagar os passivos.


Este ativo pode ser decisivo em momentos de crise do mercado e necessário para a continuidade das operações da organização.


Recursos em caixa funcionam como uma reserva para cobrir despesas da empresa durante o período de redução no faturamento e instabilidade econômica. Atenção redobrada para a preservação do capital de giro devem ter, em especial, as micro, pequenas e médias empresas que não dispõem de tanto fôlego financeiro - essencial à sobrevivência do negócio.


saúde do negócio depende, em boa parte das situações, dos valores que são acumulados para esse propósito. Independentemente da atividade apresentar lucro ou prejuízo, a empresa necessita ter capacidade de honrar os seus compromissos financeiros. A falta da gestão adequada desta reserva é apontada, muitas vezes, como a causa do insucesso dos negócios.


Em geral, é estimado que 50% a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Se o recurso não existe, uma das opções é optar por empréstimos, contudo, acarretam no pagamentos de juros, o que pode diminuir a margem de lucro do negócio.


Nesse sentido, nossa sugestão em especial para os pequenos negócios é que se procure assessoramento especializado através de consultores, administradores e contadores, por exemplo, para que se estabeleça um planejamento financeiro para sua empresa. Leve um fluxo de caixa cuidadoso, mantenha seus ativos, faça uma verificação completa dos custos e corte o que for possível, especialmente nestes momentos de crise.

Crises passam, e nestes momentos, empresas melhor preparadas têm perspectivas melhores de destaque.

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Nos mande um e-mail que podemos conversar.

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social