• Brasil Fernandes Advogados

Então, o que Esperar do "Novo Normal"?

Parece apressado falar de uma pós-pandemia quando, em alguns países parece que está apenas começando. No entanto, profissionais e empresas são obrigados a encontrar oportunidades para sobreviver e/ou melhorar à medida que a crise causada pela COVID-19 passa.


A maneira como as empresas enfrentam a situação atual fará parte da Cultura Organizacional para sempre.


A  capacidade de resiliência  definirá a empresa, além de qualquer missão ou visão escrita no planejamento original . Como resistem ao estresse, o que comunicam aos clientes, como enfrentam  a crise e as medidas que tomam para lidar com os novos desafios farão parte da história da organização para sempre.


Quer tenhamos as ferramentas hoje ou não, nossa cultura corporativa preencherá a lacuna, para o bem ou para o mal.


A maturidade digital nos países da América Latina avançará, em apenas alguns meses, o equivalente a vários anos. Para as empresas que não tinha uma cultura digital incorporada, a necessidade de sobrevivência tornou o digital, quase indispensável.


Embora muitas pessoas usufruam da tecnologia no cotidiano, essa quantidade não está nem  próxima do potencial de crescimento que ocorrerá após a COVID-19.

A dinâmica de trabalho  será mais digitalizada, e a confiança em operações remotas aumentará junto com as oportunidades.


A maneira como fazemos negócios já não será mais a mesma. Tecnologia, novas habilidades, abertura à mudança, e criatividade serão necessárias para uma gestão mais eficiente.


O mercado, as forças de vendas, os profissionais em geral, emergirão dessa pandemia com mais confiança no digital, o que possibilitará explorar novas opções. 

Teremos possivelmente um crescimento da colaboração virtual, descentralização de grandes empresas tradicionais por meio de estratégias remotas e marketing de produtos de alto valor com muito menos ou nenhum contato face to face, para citar alguns exemplos.


Independentemente do que aconteça, devemos estar preparados para um novo normal.


Em suma, a magnitude deste problema também reflete a magnitude de nossas oportunidades. Estar prontos para a nova realidade que nos espera talvez seja o segredo do sucesso.

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social