• Roberto Carvalho Fernandes

Nossas Perspectivas: momento pós-pandemia.


"Eu já elaborei petições com máquina de escrever, isso no ano de 1988. Adotei o computador, a internet e todas ferramentas disponibilizadas. hoje trabalhamos com inteligência artificial e robôs, para melhor entender cada processo, cada demanda. Nesse sentido, penso que devemos sempre estar abertos, mas especialmente atentos e preparados para as mudanças." 
Roberto Brasil Fernandes

A advocacia, não diferente de outros setores, vem sofrendo mudanças abruptas, e é preciso que o advogado não mais somente atue atrás dos livros e perante juízes e desembargadores, mas entenda a dinâmica do negócio do seu cliente, se comunique de forma clara com ele e proponha soluções antes do surgimento dos problemas.


Além disso, como banca de advogados, precisamos estar também muito atentos aos nossos colaboradores, pois são eles que estão muitas das vezes à frente e na busca destas soluções. Assim, proporcionar um ambiente de trabalho saudável e propositivo à criatividade é essencial.


Nesse sentido, mesmo antes da pandemia, nós já exercitávamos o trabalho remoto e os resultados sempre foram muito positivos. Antes da pandemia, realizávamos rodízios semanais de home office visando sempre o bem-estar dos nossos colaboradores e exercitando tendências de trabalho, o que facilitou nossa transição para modelo full home office durante o isolamento social. Lembrando que ainda estamos praticando este modelo de trabalho, assegurando a saúde da nossa equipe e respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).


Além disso, prezamos pela participação dos advogados na tomada das decisões do escritório. Contamos com uma equipe intergeracional, ou seja com jovens advogados, advogados experientes, parceiros de renome, formando uma equipe multidisciplinar, que atua nos juízos de primeiro grau, setores administrativos e, com muita experiência nos Tribunais Superiores, vale lembrando que também contamos com pessoas de outras áreas, como design e administração, auxiliando no alcance de nossas metas e tornando realidade nossa missão principal: solucionar problemas jurídicos de maneira inteligente para a concretização de seus projetos.


Importante lembrar que tivemos facilidade na adaptação do atual momento, pois sempre tentamos trabalhar prevendo tendências e os resultados que temos hoje são devido a tomadas de decisões partidas de estudos e pesquisas, assim continuamos em constante processo de avaliação e qualificação de métodos e processos de trabalho.


Exatamente por essas ações citadas acima, podemos contar hoje, com o crescimento do nosso escritório, a chegada de novos colaboradores e uma nova filial em Pomerode e é neste ritmo que pretendemos crescer ainda mais.


Por fim, ressaltamos que o uso de ferramentas tecnológicas é imprescindível, todavia, o contato humano e a troca de relações se mostrou ainda mais necessário nesse período de pandemia. Vejo, assim, que essa simbiose entre a relação humana e a tecnologia, é o que pode trazer os melhores resultados para nossos clientes.

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social